4 dicas para adquirir seu novo imóvel ainda este ano

4 dicas para adquirir seu novo imóvel ainda este ano

2018 é um excelente ano para você encontrar o imóvel que procura. O motivo? Oportunidade de investimento! De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras (Abrainc), as vendas no país devem crescer 15% em 2018. Se essa estimativa se confirmar, o mercado voltará ao mesmo patamar de 2014.

Com o aumento da demanda, quem investir agora verá uma valorização do imóvel no médio prazo. Esse cenário também é apontado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que publicou uma ampla pesquisa sobre o mercado imobiliário. O estudo indica crescimento para o setor já nos próximos meses.

Um dos fatores que fortalecerá o mercado é a melhora dos juros. Em abril, a Caixa Econômica Federal anunciou redução na taxa para os financiamentos, levando os bancos privados a também baixarem os juros.

Por isso, o momento é de oportunidades. E para ajudar você, a Mare traz, neste post, algumas dicas para você adquirir seu novo imóvel ainda neste ano.

1. Faça um diagnóstico financeiro

Ter pleno conhecimento do seu orçamento familiar é essencial. Custos fixos, gastos extras e o dinheiro que entra (como salários e rendimento de aplicações) devem ser minuciosamente anotados.

Outra dica é fazer a avaliação do seu patrimônio para ter um panorama geral. Você pode usar o modelo básico do balanço patrimonial de empresas, montando uma planilha com os seus ativos e passivos.

Ativos são bens e direitos que podem ou não ser convertidos em dinheiro. Como, por exemplo, automóveis, investimentos e valores em conta corrente. Passivos são compromissos e obrigações que devem ser quitados: contas, cartão de crédito, seguros e etc.

A partir disso, você pode calcular o seu patrimônio líquido, que é o resultado do total de ativos menos o total de passivos.

2. Liste o que você procura no imóvel novo

Listas caem bem em diversas situações. E para ajudar na compra do imóvel ideal não é diferente. Colocar em um documento as características do que você procura lhe fará tomar uma decisão mais rápida e assertiva.

Definir preços, região, metragem, andar, e quantidade de quartos e banheiros pode estar no começo da lista. Depois, pense no estilo. Se for apartamento, por exemplo, precisa ter sacada? Churrasqueira é um pré-requisito?

Pense também na infraestrutura. Enquanto algumas pessoas precisam de espaços de lazer como piscina, academia, salão de festas e quadras esportivas, outras preferem prédios mais silenciosos. Qual é o tipo ideal para você?

3. Escolha uma localização com potencial de valorização

A localização é fundamental para um imóvel ser considerado de alto padrão. Seja comercial, seja residencial: a região é decisiva para a capacidade de valorização. Fique atento à infraestrutura urbana, à proximidade com as principais vias e ao potencial de crescimento do bairro.

Outra dica é observar onde estão sendo construídos novos prédios corporativos. A valorização dos imóveis do entorno tende a acompanhar o aumento de empreendimentos imobiliários de salas comerciais.

4. Aproveite as oportunidades

Essa dica vale para imóveis de todo o tipo. Na planta, novos, residenciais, comerciais, em grandes cidades, na praia. Se você identificar um empreendimento com potencial para valorização, não deixe passar.

Lembre-se de que, com as taxas de juros menores, a tendência é os imóveis voltem a valorizar após a compra. Ou seja: o momento para investir é agora! Se você deixar para mais tarde, é provável que as oportunidades desapareçam do mercado.

Está planejando começar seus investimentos no ramo imobiliário ou atender a uma necessidade da sua família? Este é o momento ideal! Conte com a Mare para ajudar você. Conheça nossos empreendimentos!

Deixe uma resposta