Dicas para decorar o seu novo imóvel

Dicas para decorar o seu novo imóvel

Uma das coisas mais prazerosas que há, após a compra do imóvel, é montar a decoração para que ele fique se parecendo com você e para que transmita a sensação de lar que todos nós buscamos.

Porém, é nesse momento que surgem os questionamentos “como montar a decoração ideal?” “Existe uma regra?” “Quais as dicas para não errar na escolha dos itens?” São muitos pontos de interrogação.

Para começar a solucionar as suas dúvidas, vamos estabelecer uma coisa: não há regras na decoração, afinal de contas, é a sua casa, então quem decide é você! Há algumas dicas e tendências que podem guiar as suas escolhas, mas é importante entender que é você quem dá a última palavra. A decoração deve ser algo libertador, divertido e prazeroso. Dito isso, vamos às dicas!

Defina seus objetivos

Há dois tipos básicos de decoração que são ótimos de se trabalhar: 1) decoração “homogênea”, na qual os ambientes seguem o mesmo estilo e se complementam ou 2) decoração por ambientes, na qual você cria uma decoração para cada cômodo.

As duas opções funcionam muito bem, o que muda é a sua intenção. Com a tendência dos ambientes integrados, onde não há uma divisão muito estabelecida dos espaços, é bacana usar o mesmo “tema” para diferentes espaços. Por exemplo, criar uma sala e cozinha que sejam parecidas em termos de decoração pode transmitir a sensação de integração e tornar os espaços maiores, de certa forma. Dá pra brincar bastante!

Projeto do escritório Fernanda Marques

Da mesma forma, ambientes diferentes entre si também são ótimos, pois você pode ousar e criar uma temática para cada cômodo, de acordo com a sensação que você quer passar. Por exemplo, uma sala de estar pode ser composta de cores mais quentes, elétricas, enquanto o quarto pode usar tons mais frios e tranquilizantes.

Cores

Já que falamos em cores, vale à pena mencionar as tendências para este ano. 2018 é um ano que dá espaço a tons marcantes e cheios de força.

A Pantone elegeu o Ultra Violet como sua cor do ano, e a tendência vem fortíssima. Graças à sua potência, o Ultra Violet pode ser super usado na decoração, tanto como protagonista como em artigos decorativos.

Também carregado de energia, o Terra Roxa, da Suvinil, explora aspectos mais naturais, ligados às nossas origens e que trazem certa nostalgia. Ao ser usado na decoração, elementos como madeira, argila e plantas são evocados.

Na mesma linha, o Eucalipto, da Tintas Eucatex, respira vivacidade, saúde e juventude. É uma cor refrescante e que renova qualquer decoração. Está intrinsecamente conectada ao retorno das plantas dentro de casa e só tem a agregar à sua decoração.

Por fim, a escolha da Coral Tintas é o Adorno Rupestre, que casa completamente com a ideia das cores Terra Roxa e Eucalipto. A cor tem muito da conexão com o passado, com os ancestrais e vai longe buscando referências rupestres. Dentre as cores apresentadas, é a mais suave, mas por ser também um tom terroso, não deixa de lado sua força.

Deixe a natureza entrar

2018 é realmente o ano de nos conectarmos com a natureza e as nossas origens. Por isso as plantas estão muito presentes – inclusive dentro de casa. Há ótimas plantas indoor, que não requerem tantos cuidados, que iluminam o ambiente e trazem vida para qualquer casa.

Dos cactus e suculentas você já está cansado de ouvir, mas a vantagem desse tipo de planta é que elas vêm em todos os tamanhos, combinando com qualquer decoração e podendo ocupar qualquer pequeno espaço que você tenha.

Porém não são as únicas espécies que fazem sucesso dentro da sua casa ou apartamento. Algumas plantas que não crescem tanto e que são, também, ótimos “objetos” de decoração são a zamioculca, babosa, areca, palmeira rápis e jiboia.

Gostou das nossas dicas? Conte com a Mare para ter a casa dos seus sonhos!

Deixe uma resposta